quarta-feira, 15 de julho de 2009

começando...

Vou compartilhar com vcs algumas experiências, receitinhas e informacões sobre algumas ervas que eu uso em casa ou na cozinha, ou em banhos ou incensos. Espero que gostem!


Sempre que minhas queridas amigas me visitam eu faço um bolo de chocolate com calda quente, mas o que elas pedem mesmo é pão, e acreditem, não sobra nadaaaaaaaa! E olha que não é nada elaborado, mas acrescento na receita de pão alecrim, salvia, às vezes salpico sal grosso por cima e gergelim. E no meio da cozinha, jogando conversa fora, é um santo remédio contra coração aflito e apertado, ou a cura para um dia difícil, pesado. Eu tenho alguns livros da Márcia Frazão que fui comprando após sentir vontade de compartilhar receitas com as pessoas e ao perceber que elas se sentiam melhor depois de determinados pratos, comecei a investigar o assunto! Obrigada Márcia!!!

Minha curiosidade ficava maior após cada livro e fui procurando receitas na internet, comprando livros de culinária, onde também fiquei fã da despojada cozinha de Jamie Oliver (que confesso, tenho certeza ter um pé na bruxaria) . Fui misturando tudo isso num imenso caldeirão de informações , tinha de tudo um pouco. Minhas raízes espíritas, que aguçaram minha curiosidade por Wicca, a infância a beira do fogão da minha querida avó húngara (ou romena?) Marghoutt , que além de esconder a origem me escondeu a raiz judia da família , mas me ensinou coisas maravilhosas e foi a melhor avó que uma criança poderia ter, a influência das mulheres da minha família e nossas histórias sempre na cozinha, a descoberta dos sabores, dos cheiros. Entao, sem enrolação,


Vamos lá:


PÃO DA AMIZADE


1/4 colher cha de sal

2 1/2 xic farinha de trigo

3 colheres de sopa de açucar

3 tabletes fermento biológico

1/4 xic água morna

2 colheres sopa de manteiga

3 colheres de sopa de margarina

1 xic de leite

3 ovos


Reuna os ingredientes secos numa tigela e misture-os. Dissolva o fermento na água morna. Vamos bater ovos, margarina e manteiga em outra tigela grande, onde vc vai acrescentar o fermento dissolvido, ok. Acrescente lentamente o leite, e os ingredientes secos, va misturando tudo, mexendo bem , ate tudo se fundir, não tenha medo de sujar as mãos. É uma experiência deliciosa, pois vc estará entregando sua energia no alimento. Deixe essa mistura descansar por 2 horas para a massa dobrar de volume. Qdo tiver crescido pressione novamente para a massa liberar o oxigenio e deixe-a descansar mais 45 minutos numa forma já untada. Asse em forno moderado (180 graus) previamente aquecido, por 40 minutos. Na hora de assar, eu salpico flor de sal, ou sal grosso.


Obs: eu sempre salpico umas ervas na massa por puro instinto - gosto de alecrim, salvia, tomilho , óregano, não precisa ser todas , mas sempre umas duas, dependendo da ocasião ou necessidade rsrsrs.


amanhã eu postarei um tópico sobre algumas ervas




3 comentários:

  1. Que lindo querida! Amei! E posso falar que é o melhor pão do mundo!!! bjs mil!

    ResponderExcluir
  2. Esse pão é maravilhoso! Mas ele tem que ser degustado dentro da sua cozinha mágica, regado por conversinhas deliciosas e encerrado por seu abraço que recarrega todas as energias. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Que delícia !!!!!
    Vou tentar fazer a receita aqui em casa, enquanto eu não consigo comer o pãozinho feito pelas suas mãos. Amei a receita e amei mais ainda o blog.

    Beijos

    ResponderExcluir